Por que Montessori?

A escolha da metodologia Montessori traz benefícios para o desenvolvimento infantil, além de um diferencial no preparo desta criança em sua trajetória escolar.

Os principais benefícios são:

1. Desenvolvimento apurado do sensorial e da motricidade;

2. Habilidade de iniciativa e persistência;

3. Habilidades de percepção e observação;

4. Prazer em aprender;

5. Autoeducação;

6. Conquista uma imagem positiva de si;

7. Aguça a curiosidade em aprender;

8. Incentivo da criatividade;

9. Desenvolve a leitura, a escrita e a matemática em seu tempo, garantindo maior sucesso no aprendizado;

10. Estimula o brincar e o trabalhar bem sozinho e em coletivo;

11. Capacidade de dividir ideias, experiências, materiais e jogos;

12. Habilidade de concentração;

13. Habilidade de ouvir e seguir instruções;

14. Percepção do mundo a sua volta;

15. Conscientização dos bons hábitos de cuidado pessoal e higiene;

16. Conquista de senso e de ordem.

Fonte: http://montessoricampinas.com.br/beneficios-do-metodo-montessori/

Influências de Maria Montessori na Educação

Mesmo quem nunca ouviu falar de Maria Montessori já esbarrou em algo que tenha sido pensado por ela. Maria Montessori foi a idealizadora de um revolucionário método de ensino inteiramente voltado à criança, não tendo o professor como detentor único do conhecimento.

Sua maior influência nas escola atuais pode ser vista no mobiliário adaptado para as crianças;

“Se na escolinha do teu filho existem mesinhas, cadeirinhas e pias baixinhas, Maria Montessori esteve ali. Esteve e está presente em mais de 20.000 escolas de todos os continentes que seguem o seu método de ensino. Já as mesinhas, ou seja, a adaptação do mundo adulto à criança fora uma ideia por ela criada e seguida praticamente por TODAS as escolas.”

(Daia Florios, Criança que “trabalha” não dá trabalho. O Fantástico método de  Maria Montessori <http://www.greenme.com.br>)

Outra grande contribuição para a Educação Infantil foi o desenvolvimento de materiais concretos para o auxilio do aprendizado. Não é necessário ser uma escola Montessori para utilizar esse tipo de material e ensinar conceitos, principalmente os relacionados à matemática para as crianças. O material mais conhecido nesse âmbito é o material dourado, que ilustra o sistema decimal e explica concretamente como as operações matemáticas ocorrem.