

Modalidades de atendimento:
Educação Infantil
Ensino Fundamental 1
Disponibilidade de vagas para algumas idades.
Consulte-nos sobre disponibilidade de vagas
Métodos de Ensino




A Escola Montessori Semear acredita que não há um método certo ou errado, mas sim o que condiz com as crenças e filosofia de vida de cada família.
Para isso é importante entender as principais características de cada metodologia de ensino, para assim poder fazer a sua escolha!
Atualmente é possível encontrar escolas brasileiras que adotam as seguintes metodologias:
MONTESSORI
-
A criança busca sua auto formação e construção, aspecto fundamental para que ela tenha concentração e realize uma atividade formadora e imaginativa;
-
Tem como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais da criança, num trabalho individual que abrange também o aspecto da socialização;
-
Uso de materiais concretos, comprovados cientificamente, que auxiliam o processo de construção do conhecimento;
-
Adultos ajudam as crianças no processo de auto formação, favorecendo condições para que a criança desenvolva sua personalidade integral por intermédio do trabalho, do jogo, de atividades prazerosas e da formação artística e social;
-
Ao adulto cabe ordenar o trabalho com gradação de dificuldade crescente, respeitando o ritmo de cada aprendiz e sem intervenções indevidas;
-
As crianças escolhem as atividades que querem fazer;
-
Valoriza-se o movimento como parte integrante do processo de aprendizagem;
-
Incentiva-se o trabalho em grupo e todos os estudantes são estimulados da mesma maneira;
-
O objetivo é a formação integral da criança, uma "educação para a vida";
-
Possibilita o desenvolvimento da auto confiança, da troca e da autonomia;
-
Respeita o período sensível de desenvolvimento da criança;
-
As classes são de idades mista, proporcionando uma maior interação social e possibilidade de aprendizado entre pares.
Tradicional
-
Foco no professor, que é transmissor do conhecimento;
-
Avaliações periódicas de certificação da aquisição do conhecimento;
-
Reprovação caso não haja a reprodução do conhecimento desejado;
-
Uso de apostilas ou cartilhas, que ditam o quanto a criança deve aprender no ano;
-
Valorização da quantidade de conteúdo ensinado;
-
Instituições voltadas para a memorização de conteúdos para o vestibular;
-
Salas com uma única faixa etária, e em alguns casos classificadas por desempenho.
Construtivista
-
Conhecimento ativamente construído pelo sujeito;
-
Aluno tem um tempo único de aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado;
-
Situações são criadas para que o estudante seja estimulado a pensar e a solucionar problemas propostos;
-
Há provas e caso não atinjam a meta são reprovados;
-
Salas com uma única faixa etária.
Waldorf
-
Pedagogia baseada na antropologia e na antroposofia;
-
Desenvolvida em setênios (0-7 anos / 7-14 anos / 14-21 anos);
-
A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos;
-
Considera-se cada aluno como um ser único, que é acompanhado de forma próxima;
-
O professor permanece com a mesma turma por toda uma etapa de ensino;
-
O ambiente tem grande importância no processo de aprendizado;
-
São aplicados testes e provas em algumas matérias, especialmente no ensino médio, e, em alguns casos, nas últimas séries do ensino fundamental.
Fonte:http://www.capesesp.com.br/conheca-os-metodos-de-ensino-das-escolas