Incentivando a bondade infantil

13.05.2016

Um dos ideais na educação infantil é ensinar a criança a ser uma pessoa boa, gentil e prestativa. Se conseguirmos isto, estaremos contribuindo para o seu desenvolvimento e sucesso no futuro.

Se uma criança é capaz de manter um ambiente de paz e não criar problemas gerados pelo egoísmo ou agressividade, será amado por todos e crescerá com uma  auto estima saudável.

As crianças bondosas têm mais sensibilidade para tratar as pessoas, o mundo e os animais; isso tudo resulta em um mundo muito melhor. Claro que não é uma tarefa fácil, mas existem cinco chaves que ajudarão a construir a bondade infantil:

A Gratidão

A solidariedade

Educar a mente e o coração

O valor do esforço e da colaboração

Abrir a mente para colocar o mundo ao seu alcance.

A Gratidão

Ensinar aos nossos filhos a importância da gratidão é como construir o primeiro andar de um grande castelo.

As palavras mágicas (por favor e obrigado) lhe abrirão todas as portas, pois serão o seu melhor cartão de visita.

A gratidão é o primeiro passo para que a bondade e a compaixão fluam naturalmente.

Não devemos obrigar nossos filhos a pronunciarem as palavras mágicas, sem antes lhes ensinar o seu verdadeiro significado.

Não é para simplesmente dizer obrigado, mas para sentir-se agradecido por tudo o que possuem: pelos seus brinquedos, pelos cuidados que recebem, pelas oportunidades…

A criança precisa saber e entender que a gratidão gera bons sentimentos e reciprocidade, e assim perceberá o valor de tudo o que tem e consegue alcançar.

A solidariedade

Solidariedade é dar o que temos, não o que sobra.

Como em todos os aspectos da vida, somos o exemplo para nossos filhos, devemos ensinar-lhes o valor de compartilhar e ajudar os mais necessitados desde a infância.

Por isso, participe de projetos conjuntos destinados a resolver problemas da comunidade, faça trabalhos humanitários, de modo que a sua vida seja um exemplo de como melhorar a vida dos outros.

O compromisso social é uma motivação muito importante e nós, como adultos e professores, temos o dever de ensinar.

Educar a mente e o coração

“Fomos ensinados desde a infância como um corpo é formado, seus órgãos, seus ossos, suas funções, mas nunca soubemos como foi feita a alma”. (Mário Benedetti)

Este é outro tijolo a partir do qual cimentaremos a capacidade das crianças serem benevolentes.

As crianças devem aprender a reconhecer e controlar as suas emoções.

O objetivo da inteligência emocional é cultivar a bondade, fazendo-a crescer com empatia e amor.

As emoções servem como motivação, mas também como um ponto de partida para uma boa comunicação, na qual o respeito e o reconhecimento pelo outro estarão sempre presentes.

O valor do esforço e da colaboração

“Quando você quer algo, tem que colaborar. Se quiser chegar rápido, caminhe sozinho: se quiser chegar longe, caminhe em grupo”. (Provérbio africano)

Sabemos perfeitamente que as crianças são capazes de colaborar e ficam muito animadas com isso.

Então, sempre que possível, devemos deixá-las cooperar com as tarefas e ensiná-las que todo esforço tem sua recompensa.

Abrir a mente para colocar o mundo ao seu alcance

Educar nossas crianças, ensinar-lhes os valores morais e cultivar seus conhecimentos é colocar o mundo ao seu alcance.

Podemos dizer que “se não sabem que podem chegar até a lua, não vão tentar alcançá-la; então lhes dê uma escada”.

É muito importante dar às nossas crianças a oportunidade de crescer, cultivando no seu coração a bondade infantil, a compaixão e a empatia.

Dessa forma, iremos promover a sua felicidade e o seu bem-estar, e é claro, do resto do mundo também.

“A mente que se abre para uma ideia nunca voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein)

Fonte: www.amenteemaravilhosa.com

Foto: internet