top of page

Métodos de Ensino

A Escola Montessori Semear acredita que não há um método certo ou errado, mas sim o que condiz com as crenças e filosofia de vida de cada família.

Para isso é importante entender as principais características de cada metodologia de ensino, para assim poder fazer a sua escolha!

Atualmente é possível encontrar escolas brasileiras que adotam as seguintes metodologias:

MONTESSORI

 

  • A criança busca sua auto formação e construção, aspecto fundamental para que ela tenha concentração e realize uma atividade formadora e imaginativa;

  • Tem como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais da criança, num trabalho individual que abrange também o aspecto da socialização;

  • Uso de materiais concretos, comprovados cientificamente, que auxiliam o processo de construção do conhecimento;

  • Adultos ajudam as crianças no processo de auto formação, favorecendo condições para que a criança desenvolva sua personalidade integral por intermédio do trabalho, do jogo, de atividades prazerosas e da formação artística e social;

  • Ao adulto cabe ordenar o trabalho com gradação de dificuldade crescente, respeitando o ritmo de cada aprendiz e sem intervenções indevidas;

  • As crianças escolhem as atividades que querem fazer;

  • Valoriza-se o movimento como parte integrante do processo de aprendizagem;

  •  Incentiva-se o trabalho em grupo e todos os estudantes são estimulados da mesma maneira;

  • O objetivo é a formação integral da criança, uma "educação para a vida";

  • Possibilita o desenvolvimento da auto confiança, da troca e da autonomia;

  • Respeita o período sensível de desenvolvimento da criança;

  •  As classes são de idades mista, proporcionando uma maior interação social e possibilidade de aprendizado entre pares.

 

Tradicional

 

  • Foco no professor, que é transmissor do conhecimento;

  • Avaliações periódicas de certificação da aquisição do conhecimento;

  • Reprovação caso não haja a reprodução do conhecimento desejado;

  • Uso de apostilas ou cartilhas, que ditam o quanto a criança deve aprender no ano;

  • Valorização da quantidade de conteúdo ensinado;

  • Instituições voltadas para a memorização de conteúdos para o vestibular;

  • Salas com uma única faixa etária, e em alguns casos classificadas por desempenho.

 

Construtivista

 

  • Conhecimento ativamente construído pelo sujeito;

  • Aluno tem um tempo único de aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado;

  • Situações são criadas para que o estudante seja estimulado a pensar e a solucionar problemas propostos;

  • Há provas e caso não atinjam a meta são reprovados;

  • Salas com uma única faixa etária.

 

Waldorf

 

  • Pedagogia baseada na antropologia e na antroposofia;

  • Desenvolvida em setênios (0-7 anos / 7-14 anos / 14-21 anos);

  • A pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos;

  • Considera-se cada aluno como um ser único, que é acompanhado de forma próxima;

  • O professor permanece com a mesma turma por toda uma etapa de ensino;

  • O ambiente tem grande importância no processo de aprendizado;

  •  São aplicados testes e provas em algumas matérias, especialmente no ensino médio, e, em alguns casos, nas últimas séries do ensino fundamental.

 

Fonte:http://www.capesesp.com.br/conheca-os-metodos-de-ensino-das-escolas

bottom of page