Método Montessori

Método?

 

Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algum lugar. (Fonte: http://conceito.de/metodo)

 

Maria Montessori iniciou seu percurso para desenvolver seu método quando começou a trabalhar com crianças com deficiência mental. Através da observação das necessidades destas crianças e através de testes práticos com seu material concreto, Montessori foi desenvolvendo um currículo estruturado que respeita os períodos sensíveis de desenvolvimento de cada indivíduo.

 

“De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.” (Gabriel Salomão)

 

Após anos de uso de seus materiais teve a comprovação cientifica de seu método, quando submeteu seus alunos, até então deficientes, a testes padronizados que comprovaram a eficácia de seu método de ensino.  

 

Quando seu método tornou-se científico, Montessori definiu 6 pilares educacionais que embasam sua prática.

 

   1. Autoeducação

Capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e pesquisa. O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.

 

   2. Educação como ciência

Maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.

 

   3. Educação Cósmica

A melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.

 

   4. Ambiente Preparado

Local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.

 

   5. Adulto Preparado

Nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.

 

   6. Criança Equilibrada

É qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.

 

Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.

 

O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o Berçário até o Ensino Médio. Além disso, aplica-se Montessori em escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e lares mundo afora. Clínicas de repouso aproveitam características do método montessoriano para o tratamento de demência e Alzheimer e iniciativas empresariais aplicam princípios do método para o melhor desenvolvimento de seus negócios.

 

 

Fonte: http://larmontessori.com/o-metodo/

Rua José Mesquita Sobrinho, 88 - Jardim Vergueiro -  Sorocaba, SP

  • Black Facebook Icon

Escola Montessori Semear

  • Black Instagram Icon

Escolamontessorisemear

(15) 3326.4055 

(15) 3342.0141 

(15) 97403-9648